ANÁLISES - Volante Logitech G27 e Cockpit Águia

Hoje teremos uma análise diferente galera, nesta semana a equipe Lifestream Games adquiriu um volante para simuladores de corrida e um cockpit (suporte do volante) e e eu como um bom fã e também profissional da área automobilística, resolvi postar aqui minha análise referente aos produtos.

Segue um vídeo dos equipamentos usados no Gran Turismo 6

Logitech G27


Vamos tratar do volante primeiro. O acessório adquirido foi o volante da Logitech modelo G27, sucessor do G25, que teve lançamento no ano de 2010 e é compatível com as plataformas de PC, Playstation 2 e Playstation 3. O equipamento conta com um volante com 6 botões programáveis, uma marcha do tipo Multitronic(borboleta), um sensor de RPM em LED, pedais de embreagem, freio e acelerador, um cambio manual de 6 marchas (Padrão H) mais a ré e a base deste cambio vem acoplada com 8 botões programáveis mais um direcional, totalizando 14 botões programáveis no conjunto.



O que mais me chamou a atenção foi o pedal da embreagem, que infelizmente, não vemos muito nos atuais modelos disponíveis no mercado e o que torna a experciência mais realista. O sistema de troca de marchas com acionamento do pedal da embreagem é muito bom, porém, depende se o jogo oferece (Gran Turismo) ou não (Dirt 2) este suporte. O acabamento dos acessórios são simplesmente excelentes, o volante tem couro costurado igual ao de um carro de verdade, os pedais tem acabamento em alumínio e a manopla do câmbio te confundiria com a de um veículo de verdade. A engenharia do produto teve um mérito muito grande ao desenvolver o sistema de Force-Feedback, que seria a reposta que o volante dá no momento da corrida ao se perder tração, frear, troca de peso, batidas e mudanças de marcha. O sistema é composto por duas engrenagens helicoidais movidas por um motor interno que simulam em tempo real todas as reações do veículo, substituindo as antigas em forma convencional de corte-direto ou Spur, tendo assim, uma diminuição significante no ruído provocado pelas mesmas. Segue um pequeno vídeo de como seriam essas engrenagens:

Sistema Convencional (Spur):



Sistema helicoidal:



A sensibilidade da direção e a precisão das marchas são excelentes. Os pedais estão distribuídos de forma precisa e realista além de possuírem pressões diferentes em cada atuação (acelerador mais macio, o freio mais pesado e a embreagem intermediária) gerando dinamismo e realismo para quem joga. Realmente fiquei muito impressionado com a qualidade e confiabilidade que pude depositar no acessório, porém, infelizmente ele não conta com um freio de estacionamento para simularmos os rallys e drifts e dependendo do jogo ele não aceita que utilizemos as técnicas de frenagem com aceleração igual aos pilotos da modalidade, onde pressionamos o freio com a ponta dos dedos e mantemos o acelerador com o calcanhar, pois o sistema buga e entra em Neutro nas marchas, mas lembrem-se, isto depende do jogo. Mas acho que estou sendo exigente demais neste aspecto (mas adoraria fazer uns drifts de forma mais real no GT5).


Os pontos negativos do equipamento se dão ao sensor de RPM no volante ser discreto e pouco funcional, a falta do freio de mão, o método de troca de marchas Tiptronic (sequencial com um toque para cima e outro para baixo), que atualmente existe em vários modelos de veículos, simplesmente ter sido retirado (afinal o G25 contava com este sistema) e a falta de compatibilidade com o Xbox 360, o que ao meu ver se torna imperdoável, pois o console da Microsoft não conta com um volante tão sofisticado, tanto no designer quanto na engenharia, no mercado e os amantes de Forza simplesmente terão que aguardar uma nova geração de volantes para saber se terão compatibilidade ou não com um acessório tão bom quanto este.


Em um balanço geral, o volante Logitech G27 supera em muito a expectativa para um acessório de simulação de corridas, como nos aspectos de qualidade do acabamento, material, precisão e durabilidade.


Cockpit Águia


O suporte adquirido foi um cockpit fabricado pela Águia e segundo a mesma, o suporte é compatível com TODOS os volantes e manches. A estrutura do suporte é feita com tubos de aço de mais de 3cm, com soldas MIG e processo de pintura eletrostático, o que nos proporciona extrema rigidez e confiabilidade no produto.
Seu sistema de montagem pode parecer um pouco complexo de início, porém, após uma pequena análise do manual e as fotos fornecidas no mesmo, e também no site da fabricante, o processo não demorou mais que 1 hora (isso porque estávamos realizando modificações no local do PS3, da TV e do resto do quarto rs). Sua engenharia de produção teve muito mérito ao fazer as dobras nos locais ideais, dando a oportunidade de dobrarmos o suporte, mesmo com o volante e cambio instalados, e o equipamento ocupar pouco espaço no ambiente.


Após toda a montagem, chegou a hora de testar o equipamento com o volante G27 configurado para realismo máximo, onde a vibração do Force feedback chega a ser muito forte. E nosso resultado não poderia ter sido diferente, o equipamento foi extremamente satisfatório. O suporte não vibrava, não se deslocava e era resistente, nos proporcionando uma sensação de realismo absurda, devido as regulagens de altura e confiabilidade na resistência do suporte do cambio manual.
Pelas pesquisas antes da aquisição, não encontramos nenhum outro suporte que nos atendesse de forma eficiente e completa como o Águia e que nos fornecesse um valor acessível. Até onde abrangeram minhas pesquisas, de longe, o melhor custo x beneficio.



Segue abaixo os valores iniciais do volante e do suporte da Águia

Logitech G27 a partir de R$ 950,00
Suporte Águia R$ 399,00 no site da fabricante







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

inDICAS - Pes Stats Database

TRADUÇÃO DO MENU DE YUYU HAKUSHO FOREVER