ANÁLISES - Vanquish


Vanquish é um jogo de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela Platinum Games e distribuido pela SEGA em outubro de 2010 para X360 e PS3. O game foi criado pela mesma equipe responsável por Resident Evil 4, incluindo o diretor Shinji Mikami, que foi responsável por grandes obras-primas, como Dino Crisis, Devil May Cry e o ja citado Resident.



A história do jogo é aquele velho clichê de um futuro apocalíptico, onde a raça humana luta por recursos de sobrevivência. O governo dos Estados Unidos resolve enviar uma nave chamada O'Neill Cylinder para buscar uma fonte de energia solar e resolver os problemas de falta de energia renovavel. Entretanto, o governo Russo captura esta nave e transforma toda a energia captada pelo receptor em um raio de energia bruta e devasta São Francisco declarando que se o governo americano não se render e entregar todas suas tecnologias, Nova Iorque sera o proximo alvo.
A então presidente americana, Elizabeth Winters, convoca o tenente-coronel Robert Burns, um condecorado veterano de guerra, a embarcar na nova força tarefa americana chamada de companhia Bravo. Esta equipe consiste nas forças especiais aéreas, os veteranos da marinha e os remanescentes do exercito dos Estados Unidos, ou seja, só os "Caras", e também nosso protagonista Sam Gideon.

Robert Burns

Sam Gideon


Sam pertence a DARPA (Agencia de Projetos e Pesquisas de Defesa Avançada) equipado com um traje ARS (Traje de Aumento de Reação), que possui vários utensílios como jatos nas mãos e pés (Iron Man?), um sistema de scanner que faz uma leitura de qualquer arma e cria uma replica para uso com o limite maximo de 3 armas por vez, um amplificador de combate corpo a corpo e um sistema de slow motion (semelhante ao Bullet Time dos games mais atuais) que facilita muito sua vida. A personalidade de Sam foi claramente inspirada em Tony Stark (Iron Man), com todo seu sarcasmo, piadinhas e cantadas pra cima de sua assistente (belíssima e irresistível, diga-se de passagem) Elena Ivanova.

Elena Ivanova


Então temos o inicio do game, com os russos invadindo a estação de captura de energia solar e voce, junto com Burns e sua equipe, devem impedir que a tropa inimiga tome posse da estação e realizem um novo ataque. História simples e de facil compreensão.

O game possui graficos muito bons para sua época de lançamento. Com cutscenes em computação grafica e excelente dublagem.



A movimentação do jogo é boa, porém, poderia ser melhor se em alguns momentos Sam não se confundisse com qual item voce esta tentando interagir no cenario. Algumas horas voce tenta pegar um item no chão e ele se esconde atrás de alguma muralha... e as vezes ocorre o inverso. O sistema de propulsão do traje nos fornece uma excelente dinâmica ao game, o que ajuda muito, porque o game é inteiramente ação durante o gameplay e isso nos da uma certa sensação de liberdade do personagem para se esquivar e se proteger, a sensibilidade da mira pode ser alterada nas opções do game conforme preferencia do jogador e o jogo apresenta uma dificuldade considerável, afinal, você ira morrer muitas vezes durante sua campanha. Porém não fique frustrado, o sistema de checkpoint foi muito bem distribuído durante as missões.

A inteligencia artificial simplesmente não existe... Sua equipe não ajuda em nada, com exceção de quando algum está ferido e você o ajuda (neste caso eles dropam um item) e alguns inimigos ficam completamente perdidos durante a batalha. Mas nada que comprometa o gameplay.

A trilha sonora do game não chega a ser tão envolvente, porém tem boa qualidade e combina com o ambiente futurístico e a ação constante.

Infelizmente o jogo não possui modo multiplayer online, o que torna ele um pouco fácil de ser esquecido na prateleira, ainda mais com uma campanha extremamente curta de aproximadamente 5 a 6 horas, dependendo do nível do jogador. Após voce fechar o game, fica habilitado o modo Challenge com algumas missões para se jogar.



Fica a pergunta, será que vale a pena comprar esse jogo?

Você joga buscando troféus no PS3? O game possui inúmeros troféus e por ter uma campanha curta, facilita muito sua vida, com exceção do troféu do challenge, que é dificil pra caramba de ganhar.
Você gosta de jogos de tiro em terceira pessoa? O jogo é pura ação do inicio ao fim, contém personagens carismáticos e boa jogabilidade. Diversão garantida
Você busca um game que vá lhe entreter por muitas horas? Então não te aconselho este game. Sua campanha curtíssima e a falta de um modo online o tornam um game que você zera e não vai mais jogar, mesmo com o modo Challenge.

Em um pequeno resumo, o jogo é excelente, porém não aconselho que se pague mais que 100 reais nele, afinal, vai ser um game excelente porém com pouco tempo de diversão. Procurem lojas que aceitem outros games na troca, e quem sabe a diferença possa ser minima?! Em todo caso, o game é muito bom e recomendo para se jogar.

Um grande abraço!!!

Gostou do nosso blog? Conheça também nossa página no Facebook e receba direto na sua pagina de atualizações todas as novidades, noticias e curiosidades sobre o mundo dos games

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

inDICAS - Pes Stats Database

TRADUÇÃO DO MENU DE YUYU HAKUSHO FOREVER