domingo, 17 de maio de 2015

FREE2PLAY - Cabal On-Line

Cabal Online é um game no estilo MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game) gratuito desenvolvido pela ESTsoft e distribuido pela Gamemaxx no Brasil, o game foi lançado em 16 de agosto de 2007 apenas para a plataforma de PC. A historia do game se passa 1000 anos após Cabal varrer a Terra com total destruição e impor seu reinado através do medo. Sete grandes mestres das forças conseguiram derrotar Cabal e ensinaram as técnicas de combate para a civilização. Nos tempos atuais, Cabal ressurge e deseja espalhar o mal novamente através de uma criança no reinado e uma invasão no reino de Nevareth. Cabe a você descobrir os planos conspiratorios por tras de tudo isto. O game vem 99% em portugues (sim, tem alguns videos que não foram corrigidos e continuam em ingles) e uma linguagem muito simples.



O jogo conta com mais de 1000 missões para realizar, incluindo as side missions, que não fazem parte da historia direta. Sua trilha sonora é uma das melhores ja feitas para games deste estilo, sempre muito envolvente e com uma qualidade inigualavel. Segue video com uma musica de uma dungeon do game:


O metodo de evolução do game é dividido em duas partes basicas onde uma delas é o seu level, que ao matar monstros voce ganha experiencia e evolui os atributos de Força, Inteligencia e Destreza, basico e simples como todo bom e velho RPG. A outra é um pouco mais trabalhada. Voce tem habilidades de Espada e de Magia, que voce aprende no decorrer do jogo. Ao usar uma destas, voce ganha uma certa quantidade de experiencia para o atributo em especifico. Entao por exemplo: se voce tem uma técnica de espada, ao usa-la, voce ganhara experiencia exclusivamente para o atributo de Espada, ou seja, é necessario ter uma tecnica de magia tambem para se evoluir por igual. Ao se atingir um determinado nivel voce evolui seu Rank de Skill, obtendo alguns bonus nos atributos gerais do seu personagem e novas técnicas são desbloquadas. As classes deste Rank são:
Novato
Aprendiz
Aspirante
Especialista
Perito
Mestre
Mestre Supremo
Grão Mestre
Ancião
Transcendente

Segue um video com a demonstração de algumas técnicas presentes no jogo:

Os equipamentos encontrados no game possuem caracteristicas proprias. Alguns podem te oferecer mais dano, outros podem te oferecer mais MP, outros mais velocidade, etc. Seu set de equipamentos se torna fundamental e depende inteiramente de como voce distribui seus atributos ao subir de Level. Afinal, não adianta voce investir em Força fisica e usar equipamentos que aprimoram Magia.
Os graficos do game são muito bonitos considerando o tipo de plataforma, pois normalmente nestes MMORPG não vemos um game que seja totalmente em 3D e com a qualidade grafica de Cabal.
O jogo possui atualmente 6 classes diferentes de personagens para se jogar, todas com as opções para jogar como homem ou mulher, e são elas:

Guerreiro
Há um total de 6 técnicas de combate conhecidas como "As Verdadeiras 6 " que foram herdadas entre os Nevarethianos.
Entre as Seis Verdadeiras, as técnicas do “Guerreiro”, do “Duelista” e do “Mago” foram estabelecidas antes do êxodo de Nevareth, a Era Venerável. De acordo com a história, no momento em que a Tecnologia do Núcleo estava em seu ápice, centenas de grupos estavam praticando e estudando suas próprias técnicas pessoais. No entanto, as técnicas atuais foram desenvolvidas pela primeira geração dos 7 Sábios, baseadas no conhecimento dos sobreviventes do êxodo de Nevareth.
“Guerreiros” são aqueles que herdaram a primeira forma da “força arcana”. Eles usam a força física manipulando-a ao invés de simplesmente usá-la. Deste modo, um guerreiro deve ser fisicamente superior em qualquer outra forma de força arcana.
Como eles priorizam a força física sobre a técnica e velocidade, suas lutas são mais emocionantes e dinâmicas. Por outro lado seu conhecimento da manipulação da força arcana é bem limitado, e por isso sua inteligência recebe menos prioridade em seu treinamento.
Dizem que os Guerreiros experientes, no entanto, são capazes de acordar suas habilidades latentes usando a força arcana para se tornar um guerreiro invencível e invocar Armas Astrais ao experimentar um despertar espiritual na Força Arcana.

Duelista
Duelistas" são aqueles que dominaram a "segunda forma da força arcana" que foi herdada durante o Êxodo de Nevareth. De acordo com a Torre dos Sábios, as Técnicas de Espada se originaram de um tipo de arte marcial que era praticada num país ocidental da Era Perdida, e a arte marcial foi descoberta e desenvolvida durante a Era Venerável. A primeira geração dos Sete Sábios desenvolveu então a forma atual das Técnicas de Espada.
Suas práticas são focadas em maximizar as técnicas físicas usando a força arcana e eles priorizam técnicas ofuscantes e velocidade em detrimento do poder destrutivo puro. No início, eles usavam vários tipos de armas, mas logo perceberam que suas melhores parceiras para suas técnicas eram as espadas duplas, e as adotaram como tal.
Desde então eles usam espadas de lâmina dupla ou simples como suas armas, e vestem roupas leves como o quimono marcial do continente de Huan que lhes dá o benefício da velocidade.
Como os Guerreiros, os Duelistas têm um conhecimento limitado da Força Arcana, e treinam basicamente a força física e agilidade mais do que estudar sobre a força arcana, que requer inteligência.
Dizem que Duelistas experientes são capazes de criar múltiplos dopplegangers (clones) ao maximizar sua agilidade, e trazer morte instantânea aos inimigos ao invocar terríveis Armas Astrais, que são o resultado de seu despertar espiritual para a Força Arcana.

Mago
Magos" são aqueles que dominaram a última forma da Força Arcana, que a Torre dos Sábios herdou da Era Venerável. Eles manipulam a Força Arcana para compensar sua fraqueza física.
Como qualquer outra habilidade com espadas, as magias são originárias da Era Perdida, mas uma teoria muito aceita diz que foi na Era Venerável que as magias ganharam status em técnicas de combate, e a forma atual das magias foram desenvolvidas pela primeira geração dos Sete Sábios. Se as Técnicas de Espada usam a força para maximizar as habilidades físicas e poder destrutivo, as Técnicas de Magia não são apenas métodos de combate mas também uma ciência que usa a Força Arcana para manipular forças externas e assim criando uma energia poderosa.
Nos primeiros anos de Nevareth, eles usavam um tipo de controlador da Força Arcana chamado “Cajado Arcano” que foi herdado da Era Venerável, mas como a Tecnologia do Núcleo foi resgatada e desenvolvida, eles começaram a usar um controlador mais agressivo da Força Arcana chamado “Orbe”.
O Orbe é carregado por uma mão apenas, o que significa que o Mago pode ser equipado com um Orbe carregando-o nas duas mãos para dobrar seu poder. Também conseguem lançar múltiplas magias ao mesmo tempo. Entretanto, novas descobertas sobre o poder de canalização das Forças Arcanas promoveram um renascimento no uso de Cajados.
Os Magos investem um bom tempo aprimorando sua inteligência para controlar efetivamente a Força Arcana. Ao mesmo tempo, eles não possuem muita força física ou agilidade. Portanto, eles preferem o uso do quimono marcial. De acordo com uma teoria não confirmada, eles evitam armaduras de metal por que previnem o combate corpo-a-corpo com outras forças. Magos mais experientes podem usar magias múltiplas com facilidade, infligindo enormes quantidades de dano com um simples gesto.

Arqueiro Arcano
Entre as verdadeiras seis classes, "Arqueiro Arcano", "Guardião Arcano" e "Espadachim Arcano" não se originaram da Torre dos Sábios como as outras três. Eles se desenvolveram de forma independente pelos séculos após o Êxodo de Nevareth. No passado eles eram chamados de “Manipuladores da Força Arcana”, mas esse termo agora se refere às seis técnicas autênticas.
Entre estas três técnicas independentes de combate, os Arqueiros Arcanos são originários do grupo dos Magos. Eles perceberam o potencial das magias de longo alcance e estudaram como intensificar a potência dessas magias. É de conhecimento comum entre aqueles que manipulam a Força Arcana que a relação entre distância e espaço é inversamente proporcional a relação entre espaço e poder.
Os fundadores da técnica do Arqueiro Arcano eram profundamente intrigados pela distância e velocidade do que espaço e poder. Eles estabeleceram técnicas de ataque com a força arcana em longa distância para o Arqueiro Arcano e criaram os “Cristais”, uma versão mais avançada que o Orbe dos Magos, que se especializou em controlar a Força Arcana ao invés de intensificá-la. Esta grande invenção levou a outra, o Arco Astral, que minimiza o risco de diminuição do poder quando usado à longa distância e melhora o controle sobre a Força Arcana e a velocidade de ataque ao mesmo tempo. Mais tarde, isto serviu como uma força para as Armas Astrais, a personificação da Força Arcana.
O Arqueiro Arcano não se move muito comparado com outras classes devido ao seu estilo único de batalha, e eles vestem trajes de combate do continente Pastur, que dá uma defesa melhor que as roupas de blindagem leve.
Os Arqueiros Arcanos mais experientes podem fazer ataques a longa distância de maneira muito rápida e se atingirem um nível de maestria no controle da Força Arcana, podem disparar um golpe fatal de grande distância e num único disparo.

Guardião Arcano
A invenção do “Cristal” possibilitou outra maneira de se controlar a Força Arcana. Os Guardiões Arcanos perceberam que o Arco Astral dos Arqueiros Arcanos podem manter um controle dos ataques a longa distância, então eles estudaram um modo de como condensar a Força Arcana ao redor do Cristal, sem dispersá-la enquanto estivessem atacando um inimigo, e assim foi criado o Escudo Astral.
A criação do Escudo Astral abriu um novo capítulo na história das armaduras Nevarethianas. Com uma força defensiva tão intensa, ele pode servir até mesmo com um propósito ofensivo. Guerreiros e Duelistas que precisaram desesperadamente de uma maneira melhor de atacar e se defender, se tornaram Guardiões Arcanos. Eles procuravam estabelecer um modo único de combate além de uma melhor defesa. Então eles começaram a usar armaduras pesadas, como as dos Guerreiros, enquanto portavam o Escudo Astral.
Os Guardiões Arcanos se especializaram em um controle da Força Arcana em curta distância, o que os torna ineficientes em fazer de ataques de longa distância. Entretanto, eles supriram este ponto fraco desenvolvendo magias de apoio que aumentam o poder de seu ataque manipulando a energia próxima a eles. É este método que os faz tão poderosos quanto os Magos.
Esta invenção revolucionária se tornou o ponto de virada no estilo de combate Nevarethiano. Os Guardiões Arcanos devem investir muito de seu empenho na força física para se equipar com as Armaduras, as vestimentas mais pesadas e resistentes, bem como no entendimento da Força Arcana para poder controlá-la de maneira eficiente. Eles também precisam levar em consideração a destreza para que consigam usar a espada de uma mão e causar um dano considerável com ela.
Guardiões Arcanos experientes conhecem várias maneiras de se manipular um Escudo Astral, e podem aperfeiçoar sua defesa de maneira quase perfeita se dominarem o controle da Força Arcana a curta distância.

Espadachim Arcano
A invenção do Cristal e o nascimento do Arqueiro Arcano estimularam outra criação após o Guardião Arcano. Já que os Espadachins Arcanos e Guardiões Arcanos foram criados na mesma época, eles dividem muitas coisas em comum. Nos primeiros anos de Nevareth, as pessoas desejavam usar a espada e magia ao mesmo tempo para que fosse possível ser eficiente no combate a curta e longa distância.
Entretanto isso era quase impossível antes dos Arqueiros Arcanos e os Guardiões Arcanos aparecerem. Mas com o surgimento destas classes, as pessoas se sentiram impulsionadas para estudar o uso das técnicas de espada e magia surgindo assim os Espadachins Arcanos.
No início os Espadachins Arcanos estavam usando a espada numa mão e um controlador da Força Arcana em outra. Ao contrário dos defensivos Guardiões Arcanos, os Espadachins dão prioridade aos ataques precisos. Por esta razão eles não podem usar roupas de combate pesadas como as Armaduras. Eles também preferem usar os Orbes que tem seu foco no poder destrutivo ao invés do simples controle da Força Arcana.
A pesquisa dos Espadachins Arcanos resultou numa definição de grande agilidade para eles, mas não foi muito satisfatória. A agilidade das técnicas de espada dos Espadachins não era tão forte quanto dos Duelistas e suas técnicas de magia não eram tão poderosas como a dos Magos e Arqueiros Arcano. Eles também eram incapazes de prover magia de suporte como os Guardiões Arcanos. Eles precisavam de um outro caminho para melhorar seu poder. Depois de longa pesquisa, eles descobriram que usar uma espada e magia ao mesmo tempo iria compensar sua fraqueza. Então eles criaram uma técnica singular de batalha conhecida como “Técnicas Mágicas de Espada”. É assim que os Espadachins Arcanos, os lutadores da espada única, se estabeleceram.
Já que os Espadachins Arcanos são hábeis tanto na esgrima quanto na magia, eles tentam manter um equilíbrio entre a força e inteligência. Apesar de não existir muitas Técnicas de Magia de Espada, os Espadachins podem juntar técnicas de espada e técnicas de magia. Dizem que os Espadachins Arcanos mais experientes são capazes de combinar qualquer magia com suas técnicas de espada, e causar mais dano usando estas combinações em combate.


Como todo game online gratuito, é possivel comprar itens atraves da Gamemaxx com dinheiro, o famoso usuario Premium, que possui alguns beneficios e itens exclusivos, porém este fato não compromete a jogatina para os menos afortunados como eu...
Para encerrar, passo aqui um balanço geral do game e se ele vale ou não a pena perder suas lindas horas de sono para ficar em frente ao PC jogando.
Para voce que gosta deste estilo de game, sem sombra de duvida que Cabal esta muito mais que recomendado, afinal, mesmo tendo sido lançado a muito tempo (6 anos) ele sofreu atualizações e evoluções, então o game não deixa nada a desejar para os atuais. Se voce gosta deste tipo de game, porem sua conexão com a internet não tem velocidade superior a 1Mega (o que infelizmente no Brasil ainda é comum), recomendo que voce tenha paciencia no download do Client pelo site, afinal o arquivo de instalação possui míseros 1,91 Gb.
Agora voce que nunca jogou esse tipo de jogo, tem curiosidade ou simplesmente não tem nada pra fazer, tambem recomendo, pois o game possuis tutoriais muito bons, uma linguagem simples de compreender, trilha sonora excelente, personagens bem trabalhados, desenvolvimento da história de forma estimulante e graficos muito bons. Uma excelente pedida para os iniciantes do genero.

Voce gostou da analise? Então entre no site oficial do game no Brasil e baixe gratuitamente o Client e comece a jogar agora mesmo
http://cabal.gamemaxx.com.br/index.php

Para fechar esta matéria fica aqui a configuração para este game que é por muitos considerado o melhor game MMORPG gratuito disponivel atualmente:

Um grande abraço a todos e espero que tenham gostado desta materia. Se voce gostou do nosso blog e ainda não conhece nossa pagina no Facebook, clique no logo abaixo e curta nossa pagina. Voce ira receber noticias e novidades sobre o mundo dos games direto em sua pagina do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário